resenha: Por lugares incríveis

by - quinta-feira, novembro 24, 2016


Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.

Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.


A última vez que um garoto de um livro me conquistou assim foi Augustus Waters a quatro anos atrás. Sabe um livro que te prende desde o começo? Que você não consegue largar até ter lido a ultima frase. Por lugares incríveis é assim, e ganhou um lugarzinho no meu coração 💓❤ 

No drama (sim, é um drama) conhecemos Theodore Finch e Violet Markey dois jovens com tendencia suicidas que estudam na mesma escola mas nunca se falaram e quando fazem isso é em uma situação nada convencional, os dois no topo da torre da escola olhando pra baixo imaginando como seria se jogar, mas não o fazem, Finch salva Violet e a partir dai ele não consegue tirar a menina da cabeça, meio que vira um stalker de primeira e até cria um facebook só pra falar com ela.


O livro é contado em primeira pessoa, alternando os capítulos entre Violet e Finch.
Juntos esse casal desperta um no outro a vontade de viver.
Eu não sei bem descrever esse livro, por que são muitas emoções juntas. Me encantei por Finch apesar dele ser um pouquinho insistente as vezes. Eu amo a forma que ele lida com a vida, mesmo ela não sendo nada fácil, mas é triste ver o bullying sofrido, a forma que os outro não conseguem ver a pessoa maravilhosa que ele é.



"Estrelas no céu, estrelas no chão. Não sei dizer onde o céu termina e a terra começa. Sinto a necessidade de dizer algo grande e poético, mas a única coisa em que consigo pensar é:
- É adorável.
Ele diz:
- "Adorável" é uma palavra adorável que deveria ser usada mais vezes."

Ele ajuda muito Violet, desperta nela a vontade de estar viva, embarcando nas andanças eles descobrem muita coisa da vida um do outro. Finch mostra a ela que a vida esta ai e precisa ser vivida, mostra a ela que ela  precisa desfrutar dessa dadiva. 

Percorrendo os lugares incríveis de Indiana, eles começam a se encantar um pelo o outro, e esse amor cresce de uma forma linda. Mas esse evolvimento não muda o que eles são e os sentimentos que levam dentro de si. 

"Não preciso me preocupar com o fato de Finch e eu não termos filmado nossas andanças. Tudo bem não termos recolhido lembranças nem tido tempo de organizar tudo de um jeito que fizesse sentido pra outra pessoa.
O que percebo agora é que o que importa não é o que a gente leva, mas o que a gente deixa."  

O romance é uma parte importante do livro, mas não é o ponto principal. Não temos muito espaço pra outros personagens se desenvolverem muito ao decorrer da história, mas isso foi uma ótima sacada, por que não tem muito mais o que querer de um livro quando ele tem como protagonista Theodore Finch. Ele é um ser confuso, seus sentimentos são descritos de forma desconexas, a gente não sabe o que se passa na cabeça dele e nem o motivo de tanta dor e de querer tanto uma libertação através do suicídio. Por diversas vezes ele tenta se reinventar, virar um novo Finch, quem sabe com o próximo ele descobre quem é de verdade. E vemos a confusão que é a cabeça e o coração de um jovem marcado pela dor, e que nada nunca será suficiente, nem mesmo a felicidade do agora. E assim nos apaixonamos por ele assim como Violet.

“Você merece coisa melhor. Não posso prometer que vou estar por perto, não porque eu não queira. É difícil explicar. Sou problemático. Estou despedaçado, e ninguém pode me consertar. Eu tentei. Ainda estou tentando.”

O livro me ganhou pela forma que ele vai liberando aos poucos a dor, a reflexão. E da uma vontade de abraçar eles e dizer que sim, vai ficar tudo bem. Essa é uma jornada de escolhas, de saber viver e escolher pelo o que viver. Com Finch e Violet eu conheci lugares incríveis, e me deixei sentir a dor que é essa obra. A autora mostra como uma pessoa que esta prestes a desistir da vida se sente, como ela vê o mundo e como as pessoas ao redor as vem. Rótulos são dados, mas o apoio e a compreensão não vem tão fácil quanto os rótulos.

Então esse livro foi uma grande surpresa, um dos melhores desse ano, são tantas emoções que nem consigo decifraras.

ps: já tem adaptação cinematográfica confirmada!! 

NOTA
💜💜💜💜💜

Eu recomendo muito esse livro. E você já leu? Gostou? Conta ai. 
Até mais. beijos, beijos 😘

VEJA TAMBÉM

43 comentários

  1. Eu tõ com esse livro na minha listinha de leituras, e pelo que vc falou na resenha e a capa já estou fazendo altas interpretações ^^

    ResponderExcluir
  2. Nunca havia lido uma resenha deste livro que me despertasse tanto interesse, sempre li algo mais superficial, mas agora esotu muito ansiosa. Entrando na listinha em 3,2,1...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, amiga é bem nosso estilo de livro pra ficar na bad haha

      Excluir
  3. Adorei a sua resenha, não conhecia o livro mas parece ser do tipo que vou gostar de ler :)

    www.malusilva.com.br

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Eu simplesmente amei sua resenha, você parece mesmo estar apaixonada pelo livro. Estou há um bom tempo querendo muito ler esse livro, e com essa resenha minha vontade só aumentou mais haha! Adorei mesmo o post, beijos! <3

    http://entregalaxiasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigada Alline, você vai gostar muito tenho certeza!

      Excluir
  6. Só de ler sua resenha já amei a história. Comecei a imaginar um filme. kkkk
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  7. Eu tava pensando aqui, o quanto séria incrível se esse livro virasse um filme, amei a historia ♥ adoro dramas

    ResponderExcluir
  8. Confesso que não li, mas a vontade aumento, rsrsrs!
    Amei seu blog, ganhou uma nova seguidora... Beijinhos
    http://my1life2in3books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Que história interessante. Gosto desse assunto que aborda depressão, não conhecia o livro, quero muito ler. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. primeira vez que li um livro que aborda esse tema, e gostei muito, você vai gostar também, tenho certeza!

      Excluir
  10. Li ele ano passado e quando meu amigo que me deu de presente perguntou o que achei falei "Parece que fui eu que escrevi" porque é bem meu tipo, apesar de muito mais brilhante.
    Acho que o mais legal dele é levar pras pessoas uma história linda com o objetivo de quebrar os tabus que temos em volta do suicídio. Minha mente abriu muito sobre esse assunto depois disso, geralmente a gente vê a pessoa como uma desistente, não alguém que está lutando todos os dias e precisa de compreensão... Importante refletir sobre!
    Enfim, entendo seu amor por ele, também me sinto assim, hihihi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha é o tipo de livro que acho que todos deveríamos ver um dia! :)

      Excluir
  11. Só de ler a sinopse já dá para ter uma boa noção do que o livro reserva pro leitor. Acho que esse casal terá muita superação, descobertas e aventuras nesse livro. Gostei muito da resenha, fiquei com vontade de ler :)

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
  12. Não li ainda, mas amei a resenha! Parece ser um livro muito inspirador! Amei

    ResponderExcluir
  13. Nunca tinha visto falar mais amei a resenha, to lendo um mais, vou ver se compro esse <3 adorei

    ResponderExcluir
  14. Oi Cah, tudo bem?
    Menina, que história interessante. Eu gosto desse tipo livro.
    Caraaaaca, to aqui boba: Já faz 4 anos de A Culpa é das Estrelas??? #velha
    Também me encantei pelo Gus.

    Adorei a indicação e resenha.

    bjOO

    Dany
    Breshopping da Dany - www.brechodanylins.com.br
    Breshopping da Dany KIDS - www.breshoppingdadanykids.com
    Instagram: @breshopping_da_dany

    ResponderExcluir
  15. Essa coisinha fofa tá na minha lista de desejado já faz um tempão, mas sempre fico enrolando pra ler rs. Adorei a resenha e o fato do personagem ter te encantado, uma coisa me chama muito atenção é justamente isso, quando consigo me identificar com o personagem e sentir os sentimentos ♥ Quero ler em breve, se tudo der certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai dar sim Kelly, é uma leitura que super vale a pena!

      Excluir
  16. Oiiiii!
    Esse livro está na minha wishlist pra 2017!
    Não sabia que já estão trabalhando na adaptação cinematográfica... Adorei!

    Beijinhos
    Blog Dentro das Páginas

    ResponderExcluir
  17. Eu nem conhecia esse livro....mas depois da sua resenha fiquei bem curiosa com vontade de ler ...=*

    ResponderExcluir
  18. Esse livro tem uma história linda! Juro, vou tentar comprá-lo para ler. Já fiquei encantada. ❤ Sua resenha está maravilhosa. Parabéns!

    ResponderExcluir
  19. Nossa eu gostei desse livro super lindo ... Um beijo flor adorei seu blog ❤

    ResponderExcluir
  20. Nunca tinha visto resenha deste livro mas gostei muito da sua! Vou tentar ler ele nas férias!

    ResponderExcluir
  21. Olá. Eu estou muito ansiosa para ler este livro, ele parece tão adorável! ♥ Adorei a resenha. Beijos

    ResponderExcluir