Porquê?

by - segunda-feira, março 14, 2016



Desde que nascemos, estamos fadados a um milhão de opiniões diferentes por todos os cantos, todos prontos pra te 'ensinar o que é certo', dezenas de religiões diferentes, milhares de culturas diversas, mas dependendo de onde você cresça, você 'aprenderá' que algumas coisas estão certas e outras erradas, que umas coisas são boas e outras ruins, e você vai concordar com o que for lhe dito, pois afinal você é apenas uma criança, influenciável, e fácil de moldar.

Se for criado em uma casa rica talvez aprenderá que o importante é ter uma boa estabilidade financeira quando adulto, que os bens importam e muito, talvez quem sabe será treinado pra cuidar dos negócios da família, talvez você não queira isso mas foi o que lhe foi ensinado, talvez você aprendeu a gostar de tanto que lhe foi incentivado. 

Se foi criado em uma família 'tradicional' será lhe ensinado que amor entre dois homens ou duas mulheres é errado, que tatuagens e percingis são coisas erradas.
Dependendo da religião que sua família tenha, você aprenderá que ela é a certa, que as outras são asneiras contadas para tolos seguirem, ou qualquer outra idiotice parecida.
Por assim em diante...

Não estou generalizando, mas sabemos que esse tipo de coisa acontece na maioria das famílias, é assim que somos criados, que fomos criados, talvez você não foi, sorte a sua, mas pena que não nascemos blindados de criações assim, de preconceitos, alienações. É como se tirassem nossa escolha de no que acreditar, no que seguir, que caminho queremos ir.

Agora imagine como seria um mundo que ninguém opinaria no que você vai ser da vida, qual carreira quer seguir, se quer ser advogado ou ambulante, se quer emagrecer ou não, por que você não vê nada de mal em seu corpo, como a menina magra também não ver nem um problema em não ter peitão nem bundão. Imagine  se aquele menino negro da favela, não tivesse que ouvir que não vai ser nada da vida, que é vagabundo, imagine se as pessoas não desviassem dele na rua só por sua cor e vestimenta com medo de que levem a bolsa. Imagine como seria a vida uma pessoa que não visse problema em ir em uma igreja evangélica, católica, um centro espirita, budista e por ai em diante. 

Imaginou? 
Difícil imaginar não é mesmo. Uma vida sem rótulos, preconceitos, sem pessoas tentando te dizer o que é 'certo' sem nem mesmo você entender o que é aquilo. educação vem de casa, de berço, de escola, de rua, de comunidade, educação está em nós, ninguém nasce com preconceito de nada, ninguém nasce sabendo das coisas, lhe são ensinadas. Meu sonho de um mundo em que as pessoas possam tomar sua propiás escolhas, decisões, possam escolher o que é melhor pra si.

Por um mundo livre, por almas leves e libertas de tantas asneiras que lhe são impostas, pregadas a vida toda! 
Minha prece por um mundo melhor.

VEJA TAMBÉM

12 comentários

  1. cada vez mais quero morar no meio do mato, sem restrições, leis e opiniões de ninguém, deve ser o céu, né? hahha
    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahah deve mesmo, fazer o que de vontade, e conviver com os animais deve ser bem mais fácil do que com humanos ein!

      Excluir
  2. Eu to achando tudo muito chato no mundo. Todos condenando os outros por atitudes. Cara, vai tomar conta da sua vida sabe? Sério. Mas é complicado, vamos mudando aos poucos. Minha família, por exemplo, é bem tradicional. Eu sei que ficariam muito triste se fosse lésbica, e me criticaram muito quando fiz tatuagem e piercing. Mas eu não condeno sabe? Os mais velhos tem cabeça fechada, nós que temos que mudar essas ideias.

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a minha também é muito tradicional,mas eu acho que nós é quem temos que tentar mudar essa forma de ver o mundo, afinal somos a próxima geração, e como seria bom viver em um mundo mais leve.

      Excluir
  3. oi, oi.

    o mundo tá cheio de mimimi mesmo, né? todo mundo quer ser dono da verdade, quer impor suas ideias e não aceita a opinião alheia. às vezes bate até uma saudade do passado, quando tudo era mais calmo. depois que a gente ganhou de 'liberdade', muita gente acredita que é livre pra enfiar o dedo na cara e apontar os erros alheios...

    sobre religião, melhor nem comentar... acredito em Deus, na crença católica (mas não sou praticante). prefiro ficar em casa conversando com Deus, sem precisar entrar num templo que mais parece um palácio. acho que Deus não aprovaria tais monumentos pra ele.

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente acho que Deus não aprovaria isso, tanto luxo em nome dele, e muitas pessoas sem nem um teto pra dormir!

      O problema de hoje em dia é que todo mundo acha que pode falar tudo, sem medir as palavras, todo mundo acha que é dona da verdade!

      Excluir
  4. Acho que aos poucos o mundo vai evoluindo, eu entendo os mais velhos, pois na época deles, algumas coisas que acontecem hoje era totalmente inimaginável. Minha família é tradicional, mas sempre estiveram disposto a pelo menos entender o que está acontecendo e que faz parte da evolução natural das pessoas.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora só nos resta esperar as coisas ficarem melhores né :)
      quem sabe co o tempo...

      Excluir
  5. Nossa adorei o texto, seria perfeito um mundo assim sim rótulos, meu maior sonho, porque muitas vezes sofremos por causa disso..Parabéns pelo texto..Também gostaria de convidar você para conhecer uma plataforma nova no Brasil para divulgação de conteúdos para bloggers, entra nesse link que explico tudo lá..Bjuss
    http://petitluxo.com/2016/03/01/feedhi-no-brasil/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Carol!
    Visitando aqui pela primeira vez e adorei a sua forma de escrita e o seu texto.
    Eu venho de uma família classe média tradicional, e alguns hábitos são sim difíceis de lidar por dentro, mas acho que cada pessoa com o decorrer do tempo e experiencias pessoais, vai acrescentando em sua personalidade e mudando sua forma de pensar como o patriarcado familiar. Se não fosse assim, não teríamos tantos jovens conscientes e liberais hoje em dia, mas essa é uma ótima descrição para aqueles que nem sempre aprendem com a vida ^-^
    Beijos!
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Aline, acho que o texto serve pra alguns pensarem, e pra outros concordarem ou não.
      beijos

      Excluir