Resenha: Para todos os garotos que já amei

by - quinta-feira, janeiro 12, 2017



Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.
Eu estava a tanto tempo querendo ler esse livro, mas nunca tomei a iniciativa. Sabe quando você fica com medo de se decepcionar? De não ser tudo o que todos estão dizendo, mas felizmente me rendi a esse livro que pode entrar pra lista dos livros mais fofos que já li. O livro é jovem, divertido, leve, bem humorado e cheio de amadurecimento. A Jenny Han me fez voltar aos tempos da escolas, com todos os dramas que essa fase tem, e percebemos como amadurecemos e como essa fase foi boa. 



Lara Jean é a filha do meio de três meninas, e delas a mais reservada, não tão corajosa como sua irmã mais velha, nem tão determinada como sua irmã mais nova. Ela é apenas Lara Jean, a menina tímida, recatada, e que não se arrisca nunca. Só que sua irmã mais velha Margot vai embora pra faculdade, e o que essa família vai fazer, se desde que a mãe faleceu ela é quem dava estrutura pra família. Agora Lara Jean vai ter que ser a irmã mais velha, a responsável, a que resolve tudo, será que ela vai conseguir?
E no meio dessa loucura ela descobre que sua caixa azul-petróleo sumiu, e que além disso todas as cartas que ela escreveu foram enviadas aos remetentes, e agora tudo esta voltando como uma bomba, os meninos vão a ela querendo explicações, e é ai que a vida de Lara Jean começa a dar uma bagunçada. 

“Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam.”

Ao contrario do que o titulo do livro dar a entender, as cartas e o romance não são os principais pilares do livro, e sim o desenrolar que elas causam. Pra mostrar ao garoto que ela gosta, que ela não gosta mais dele, Por que ela não pode ficar com ele (kkk que confuso né). Lara inventa que esta namorando outro cara, Peter, que é o posto de Lara Jean, confiante, popular. E descobre que talvez não gostava realmente do garoto que queria enganar, e no meio dessa mentira toda, ela e Peter que nada tem a ver um com o outro talvez passem a se conhecer melhor e descobre que as aparências enganam. E nele ela encontrará um amigo, e o único menino com que ela pode ser ela mesma, ganha um confidente e talvez algo a mais. E damos de cara com todos os dramas adolescentes dessa fase, e como encarar uma nova paixão.

“Acho que agora consigo ver a diferença entre amar alguém de longe e amar de perto. (...). O amor é assustador; ele se transforma; ele murcha. Faz parte do risco. Não quero mais ter medo. Quero ser corajosa...”



"Esse é o momento em que me dou conta de que não o amo, que já tem um tempo que não o amo. Talvez nunca tenha amado. Porque ele está bem ali, à disposição. Eu poderia beijá-lo de novo, poderia tomá-lo para mim. Mas não quero. Quero outra pessoa. É estranho ter passado tanto tempo desejando uma coisa, uma pessoa, e de repente isso parar. "

O livro é de uma leitura super fácil e leve, o melhor de tudo é o crescimento dessa família, e de Lara Jean ela se torna uma irmã mais velha pra sua sua irmã caçula o que achava ser impossível, por que ninguém é como a incrível Margot, descobre que pode sim se virar sozinha, e ser a menina que sempre quis ser, sem medo, sem amarras e sem restrições. Ela amadurece e se torna o que ela sempre quis ser: ela mesma.
Uma ótima leitura, que vai sim entrar pra lista dos melhores, eu amei e recomendo muito. 

"O amor é assustador: ele muda, ele pode ir embora. Esse é o risco. Eu não quero mais ficar com medo."

                  Just a regular day at Lara Jean’s house
fique com essa ilustração fofinha 💜



VEJA TAMBÉM

32 comentários

  1. aiii que livro fofinho!
    Uma parte que chamou minha atenção, que achei bem forte é:

    "Esse é o momento em que me dou conta de que não o amo, que já tem um tempo que não o amo. Talvez nunca tenha amado. Porque ele está bem ali, à disposição. Eu poderia beijá-lo de novo, poderia tomá-lo para mim. Mas não quero. Quero outra pessoa. É estranho ter passado tanto tempo desejando uma coisa, uma pessoa, e de repente isso parar. "

    Faz parar pra pensar que realmente acontece hahahaha
    Adoro seu blog!

    Beijos beijos beijos

    www.bybruni.com.br

    ResponderExcluir
  2. Pela legenda eu já me interessei hahahaha livro é bem fofo
    achei o livro com uma leitura simples e leve de se acompanhar .. Lara achava impossível certa coisa e viu que não é assim . Já quero

    ResponderExcluir
  3. AMAY essa ilustração! Quando vi a capa do livro não botei muita fé, mas o primeiro capítulo já me cativou e esse livro é sensa, né não? A continuação também é muuuito legal, recomendo!

    ResponderExcluir
  4. Esse livro está na minha meta de leitura tem tanto tempo e pelo mesmo motivo: medo de que não seja tão bom. Mas com a tematica sendo bem parecida com todos os meus últimos 26 anos, não sei... quem sabe logo eu leia!?
    Amei as imagens! Ótimo post!
    Sorteio da Coleção Percy Jackson e os Olimpianos | A Bela, não a Fera Youtube | Converse comigo no Twitter!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cah!
    Desde de que eu vi a capa maravilhosa desse livro aparentemente maravilhoso ele entrou na minha wishlist literária! Quando soube do se tratava, ao ler a sinopse, me apaixonei ainda mais. Eu me vejo muito no lugar da personagem, então, acredito que eu vou me ver diversas vezes no livro.
    Sua resenha me deixou ainda mais curiosa para lê-lo! :)

    Com amor,
    cartasparacarolaine.blogspot.com.br // @cartasparacarolaine

    ResponderExcluir
  6. Gente o que é essa capa? Me chamou muito a atenção, linda demais! Desejei começar a ler já! <3

    ResponderExcluir
  7. EU QUERO MUITO ESSE LIVRO!
    Agora então que vi sua resenha, fiquei ainda mais apaixonada!
    QUE CAPA INCRÍVEL!!

    Beijo :*
    • www.deixeapenasfluir.com.br •

    ResponderExcluir
  8. Nossa como eu amei esse livro <3 Também fiquei com pé atrás de ler, mas depois vi que era maravilhoso mesmo! Eu segui a dica dela e escrevi cartas para todos os garotos que eu queria parar de gostar, e é estranho, porque meio que liberta e vc realmente para! KKKKKK, Xoxo, Kakau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sério? ai que legal, acho que deve ser como uma terapia né?

      Excluir
  9. Adorei a resenha! Minha irmã leu e adorou! Está na minha lista.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Já li o livro, mas infelizmente não gostei muito dele, não sou muito fã desse gênero e infelizmente a história não me surpreendeu.

    ResponderExcluir
  11. Não sou muito de ler livros assim, mas esse parece interessante. Só pelo título me dá amargura. Haha Todos os garotos que amei até hoje não foram muito bom pra mim. :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs você vai encontrar o certo, e ele vai te fazer muito feliz! <3

      Excluir
  12. Que livro amorrrrrr <3 já abri o google pra ver e acho pra baixar! Tô encantada com esses trechos que colocou. O meu preferudo, sem dúvidas é: “Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam.”
    Nunca fiquei tão curiosa pra ler um livro, como estou. Achei essa resenha incrível. Gosto de pessoas que dizem muito e não entregam nada, deixam a gente com água na boca, e foi o que você fez. Parabéns <3
    Beijos
    https://pyetramelo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. To com esse e a continuação aqui, mas tem tantos livros na frente ainda :'( eu me identifico demais com esse livro. Ótima resenha! Fiquei mais curiosa ainda *-* Que ilustração fofinhaaaaaaa

    Nuvem de Novembro

    ResponderExcluir
  14. eu quero TANTO ler esse livro! Eu tenho o segundo, pois minha professora me deu, e isso faz aumentar ainda mais minha vontade de devorar a obra, mas para completar eu sempre leio resenhas legais e fofas! ☺ Flores no Outono 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as resenhas sempre deixam a gente com mais vontade né!

      Excluir
  15. Já tive muuuitas oportunidades de ler, mas confesso que o livro não me impressionou. Talvez eu mude de opinião depois dessa resenha maravilhosa e resolva me aventurar haha! Amei a sua resenha e o seu cantinho!

    Bjos, Blog Marinspira

    ResponderExcluir
  16. Acho que eu vou ler :D Eu tinha me prometido ler 3 livros por mês, até agora só li um, que também é adolescente bobinho mas muito legal, o The Duff, agora vou ler esse. Acho que vou fazer o mês dos livros adolescentes, mês que vem eu deixo pra ser a adulta x)

    Eu Sem Qualidades

    ResponderExcluir