Resenha | Tudo e todas as coisas

by - quarta-feira, junho 15, 2016


Livro: Tudo e todas as coisa
Autor(a): Nicola Yoon
Pág: 303
Editora: Novo Conceito <3 (sou apaixonada por essa editora)

O livro é do gênero Sick-list, que vem fazendo muito sucesso entre nós jovens nos últimos tempos. Em tradução sick-list quer dizer "literatura enferma" ou seja livros que o protagonista sofre de algum tipo de doença, como a culpa é das estrelas, extraordinário, antes de morrer e até mesmo As vantagens de ser invisível, onde o protagonista tem uma tendência para a depressão. Pra saber mais clique aqui.

Sinopse:

“Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa. Nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada com minha vida até o dia que ele chegou. Olho pela minha janela para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega olhando-o e me encara. Olho de volta. Descubro que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre.”




Eu estava super curiosa pra ler esse livro, já tinha lido várias resenhas sobre ele e todas muito boas, então não pude deixar de lado essa leitura que se tornou tão agradável, fácil e linda.
Mad é uma adolescente que nunca viu o mundo lá fora, nunca foi a escola ou brincou na grama, por causa de sua doença vive reclusa com o máximo de proteção possível, o ar que ela respira é filtrado muitas vezes ao dia e ela não tem contato algum com as pessoas lá fora, a não ser Carla sua enfermeira e sua mãe que também é sua medica.
Mas as coisas estão prestes a mudar quando uma família se muda pra casa ao lado da sua, existe uma mãe, uma filha, um pai, e ele, ele se chama Olly, e Olly é tudo o que Mad não pode ter, mas não se apaixonar por ele é incrivelmente impossível.

Mad e Olly passam a se comunicar pela janela através de mimicas e escritas no vidro, e logo depois pela internet, ele é divertido, inteligente e logo desenvolvem uma grade amizade algo novo pra Mad que nunca teve um amigo.

Com Olly, Mad sente vontade de viver de se arriscar, mas ela não sabe que se apaixonar por ele irá por muito mais que sua vida em risco.

 (ela queria apenas tocar o mundo e viver todas as coisas)

"Talvez seja a culpa por estar sendo egoísta, por querer estar com o Olly até mesmo agora. A cada momento que eu passo com ele, aprendo algo novo. Eu me torno uma pessoa nova."

O livro é lindo, cativante e os personagens são maravilhosos. Carla uma mulher muito vivida, com um coração gigante. A mãe de Mad que vive pela filha, a protege muito, adoro a convivência das duas, com suas noite de mãe e filha  e tudo o mais.

Existe também o drama da família de Olly, que não é nada perfeita, e a forma como ele lida com tudo é muito maduro e forte.

Mad vai se moldando ao longo do livro a medida que vai descobrindo coisas novas, novas sensações, novos sentimentos, ao arriscar a própia vida pra viver alguma coisa. É lindo ver ela sentir e viver novas coisas, como de um aperto de mão a ver o mar pela primeira vez.
E dar valor as pequenas sensações  da vida que nos nem mesmo paramos pra sentir.

"Ele apoia a testa contra a minha. Seu hálito é quente contra o meu nariz e bochechas. E levemente doce. O tipo de doce que faz você querer mais. — É sempre assim? — pergunto, ofegante. 
— Não — diz ele. — Nunca é assim. — Percebo o encantamento na voz dele.
E, assim, tudo muda."


O desfecho foi inesperado, pelo menos pra mim, imaginei mil e uma outras possibilidades, mas eu adorei da mesma forma, tornou a história mais reflexiva e dramática, é louco ver o que as pessoas fazem por amor.
Gostei muito da leitura, recomendo muito.
iai, já leu ou quer ler? Conta ai o que achou.
beijos.

VEJA TAMBÉM

19 comentários

  1. Cara, nunca tinha ouvido falar desse livro, mas parece muito bom. Já estou colocando aqui na lista interminável hehehehe. Amei sua resenha, como todas as outras, você tem evoluído bastante aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigada amiga, sua opinião é muito importante <3

      Excluir
  2. Q U E R O! SÓ TENHO QUE TERMINAR MEU LIVRO QUE AINDA ESTOU LENDO E O PRÓXIMO SEM SOMBRA DE DUVIDAS SERÁ ESTE.

    ResponderExcluir
  3. Eu estava louca pra ler esse livro, depois que li seu POST fiquei com mais vontade hahaha
    http://www.blogcarolinadutra.com.br

    ResponderExcluir
  4. Esse livro parece ser um amor mesmo. A capa é uma gracinha é pleo que eu percebi nas fotos a leitura por dentro deve ser bem leve é fofinha também. Gostei muito do post, beijos :D
    http://cochcochblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ser um amor mesmo. A capa é uma gracinha é pleo que eu percebi nas fotos a leitura por dentro deve ser bem leve é fofinha também. Gostei muito do post, beijos :D
    http://cochcochblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não conhecia esse livro, mas com certeza, acabou de entrar na minha listinha literária!! Acho muito legal livros que abordam esses temas. Gostei muito da sua resenha, me fez ficar muito curiosa pelo livro. Adoro muito desfecho que seja o que a gente nem imaginava.
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
  7. Ca, estou aqui tentando entender como nunca tinha ouvido falar dessa belezura! Adorei tanto a sua resenha, deixando claro o quão a obra é reflexiva, o quanto agrega mensagens até mesmo em formas mais poéticas e em entrelinhas, mas sem nos dar spoilers e só aumentando o gostinho de 'quero mais'. Estou super curiosa e já deixei aqui como soma na lista! O mais bacana é que toda essa situação pode ser vista como metafórica e as lições só ficam ainda mais agigantadas.

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa você realmente vai amar, é cheio de lições e tem uma historia cativante.
      beijos

      Excluir
  8. Eu já tinha visto uma resenha uma vez desse livro, mas tinha esquecido o título! hahahaha. Parece ótimo né? Se bem que eu tenho receio de ler livros assim e chorar horrores.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você não vai chorar tanto assim Lilian prometo haha
      :*

      Excluir
  9. Parece ser muito bom! Vou colocar na minha lista aqui pra ler! :)

    xox
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  10. Oi Caroline, tudo bem?
    Parece ser uma história linda, mesmo imaginando que terá algo triste em algum momento. Fiquei com muita vontade de ler e já coloquei na lista.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://blog.amanda-almeida.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tudo ótimo Amanda, você tem razão sempre tem algum ponto triste, mas faz as coisas serem melhores.

      Excluir