Resenha dupla: A lista negra & Juntando os pedaços

by - domingo, junho 11, 2017

Hi guys, hoje temos dobradinha de resenha literária. Eba \0/ \0/ \0/
São duas obras que li recentemente e que mexeram comigo, os dois tem algo em comum. O bullying. E cada um vai te ensinar algo, talvez se aceitar como você é, ou aprender que é importante saber perdoar, e aprender a não julgar tanto os outros que estão ao nosso redor. 


Ficha Técnica
Título: A Lista Negra
Autor: Jennifer Brown
Tradução: Claudio Blanc
Editora: Gutenberg
Páginas: 272

O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. 
Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas.

Eu sou fã dessa autora desde que li amor amargo, e posso dizer que não me decepcionei em nem uma palavra, é uma leitura forte, cheia de angustias e muita reflexão. Valerie tem que voltar pra escola depois de seu namorado abrir fogo contra todo mundo que estava em sua lista negra, e ela se vê em meio ao fogo cruzado, seus antigos amigos não querem ter nada a ver com ela, seus pais não sabem como lidar com a garota que na visão deles ajudou na grande tragedia, como voltar a uma vida normal se todos a julgam por onde passa, e sem a única pessoa que ela achava que era seu porto seguro e que acabou sendo o destruidor dos sonhos e da vida de tantos e com a sua própria? 

O livro mostra o lado de todas as partes, das vitimas que tiveram suas vidas acabadas tão jovens, seus sonhos destruídos. O lado de quem sofre o bullying. que muitas vezes é ignorado, 'ah é só brincadeira' Não, não é só uma brincadeira, é sério e é ruim, pra todo mundo. 

Esse livro me fez chorar, me fez sentir raiva. e é daqueles livros que todo mundo deveria ler, Eu me senti muito mal principalmente pelo modo que a família a trata, o pai não consegue perdoa-la, sua mãe acha que a qualquer momento ela vai sacar uma arma e sair atirando em todo mundo, ninguém confia nela, e eu sinto uma grande angustia ao ver como Valerie fica com tantos julgamentos de todas as partes. 

O livro é muito intenso e forte, e sobre um assunto que deveria ser levado mais a sério, cada um tem suas particularidades e é isso que nos torna especiais, ser diferente não é ruim, ninguém pensa igual se veste igual, ou tem os mesmo gostos, temos que aprender a tolerar e a aceitar, nem todo mundo é igual, não viemos de uma fabrica com número de identificação, somos seres únicos e temos que saber respeitar. 

"O tempo nunca acaba. Assim como sempre há tempo para a dor, sempre há tempo para a cura, é claro que há."


Ficha Técnica
Título: Juntando os pedaços
Autor: Jennifer Niven
Tradução: Alessandra Esteche
Editora: Seguinte
Páginas: 392

Jack tem prosopagnosia, uma doença que o impede de reconhecer o rosto das pessoas. Quando ele olha para alguém, vê os olhos, o nariz, a boca… mas não consegue juntar todas as peças do quebra-cabeça para gravar na memória. Então ele usa marcas identificadoras, como o cabelo, a cor da pele, o jeito de andar e de se vestir, para tentar distinguir seus amigos e familiares. Mas ninguém sabe disso — até o dia em que ele encontra a Libby. Libby é nova na escola. Ela passou os últimos anos em casa, juntando os pedaços do seu coração depois da morte de sua mãe. A garota finalmente se sente pronta para voltar à vida normal, mas logo nos primeiros dias de aula é alvo de uma brincadeira cruel por causa de seu peso e vai parar na diretoria. Junto com Jack. Aos poucos essa dupla improvável se aproxima e, juntos, eles aprendem a enxergar um ao outro como ninguém antes tinha feito.

Outra autora que já me fez chorar, em Por lugares incríveis, e mais uma vez lá vem Jennifer com assuntos que precisam ser discutidos. Em Juntando os pedaços conhecemos duas pessoas maravilhosas, mas que infelizmente cheios de dramas e cicatrizes por dentro. Temos Libby uma menina delicada, que ama dança e que só  quer ser parte do mundo, mas que após o falecimento da mãe entrou em depressão e engordou muito, chegando a ser considerada a adolescente mais gorda dos estados unidos e não conseguindo sair de casa deixando a vida normal de ir a escola, sair, para trás. E Jack, que é o garoto popular, namorado da garota mais popular, legal diverto mas que esconde uma rara doença e que faz de tudo pra ela não vir a tona por que morre de medo de se sentir excluído ou motivo de chacota por causa dela.

Anos depois e com mais de 100kg a menos Libby volta a escola, toda cheia de esperança e certa de que vai ser maravilhoso, mas infelizmente não é bem assim, logo nos primeiros dias de aula ela se torna alvo dos valentões da escola por defender uma amiga, e Jack é que pratica o bullying, por não querer ser excluído da roda de amigos, e ela percebe que será sempre a garota gorda. Não a garota bonita, ou a mais legal, ou até mesmo uma garota, será sempre alvo de piadas. E que sempre será lembrada como a garota gorda que ficou presa em casa.

Após o episodio na escola  quando chega em casa Libby encontra uma carta que Jack escondeu na bolsa dela, explicando por que fez aquilo, e contando a ela da sua doença, a primeira pessoa que sabe aliás, a partir daí eles passam a se conhecer melhor e é daí que sai uma grande amizade,  e amadurecimento. 

Libby é a personagem mais forte que já li até hoje, ela não se deixa abalar pelas piadinhas e pelo preconceito, ela sacode a poeira da a volta por cima e ensina muito pra nós, ela os mostra que uma mulher não tem necessariamente que ser bonita que a beleza não é a parte externa e sim a interna, ela é cativante, forte, uma ótima dançarina, e uma ótima pessoa, e uma verdadeira girl power, não é atoa que tem uma menina super poderosa na foto a cima. 

Essa é uma história linda, sobre amizade, sobre segundas chances, e sobre o amor, na forma mais simples, a forma que Jack se descobre apaixonado por Libby é tão fofa, ele a vê como uma raio de sol, e os dois juntos é tudo de não convencional, mas é o mais certo que pode haver. 
— Por que as pessoas se preocupam tanto com meu tamanho? Ela não responde, só pega minha mão e segura. Bailey não precisa responder, porque não existe resposta. Só que apenas as pessoas pequenas — pequenas por dentro — não aguentam o fato de alguém ser grande.



Então é isso gente, duas resenhas curtinhas, só pra falar pra vocês o quanto esses livros são maravilhosso. Já leram algum deles, gostaram? Conta ai :)

VEJA TAMBÉM

6 comentários

  1. Que legal o livro, ainda não conhecia, mas parece ser uma boa história em si.
    Amei o post.
    Seguindo https://blogdajenny2014.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ahn gostei de A Lista Negra! Bem diferente do que estou acostumada a ler.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Comprei o livro A lista negra, a alguns meses, mas ainda não tive oportunidade de lê-lo, mas vejo só comentários bons a respeito dele.
    Garotaaa, me dá alguma dica, para retomar minhas leituras, porque tá difícil, eu amo esse universo literário, mas ultimamente não sei o que têm acontecido, nenhuma leitura têm me prendido.
    Me ajuda?♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa isso é complicado, por que as vezes nossa cabeça esta com tantos problemas externos, já passei por isso Mas acho que você esta precisando da leitura certa, escolhe um livro do gênero que voce mais gosta e arrasa!

      Excluir