POR QUÊ EU AMO LER

by - terça-feira, junho 27, 2017


Ta ai uma pergunta que já ouvi várias vezes, por quê eu gosto tanto de ler. Eu não tenho uma resposta concreta, não sei quando exatamente eu me vi gostando tanto desse universo maravilhoso que é o universo literário. Não sei também por que tem gente que não consegue ler, não concentra, não enxerga a maravilha que eu enxergo, mas cada um tem suas paixões. Meu namorado por exemplo não consegue não ouvir música, ele escuta música o tempo todo, e eu não entendo essa dependência que ele tem, assim como ele não entende a minha, mas nós nos respeitamos a cima de tudo, e ele me acha uma genia pelo fato de eu ler todos os dias. Eu realmente leio todos os dias, sou viciada. 

Outra coisa que as pessoas não compreendem também, eu não sou mais inteligente por que leio muitos livros, não sou uma genia ou algo do tipo, nem de estudar eu gosto muito.

O primeiro livro que li foi sonhos de uma noite de verão, na quarta série o professor disse que quem lesse um livro nas férias e contasse ele todo ganharia um prêmio, e eu claro com foco no prêmio fui a biblioteca e peguei o com a capa mais bonita. haha Bem pelo menos eu comecei bem né, já com shakespeare. E daí pra frente não parei mais, esse gif da Sam retrata bem o que eu senti quando me apaixonei.

  Resultado de imagem para icarly gif de sam com livro

Quando eu estava triste, lia, quando estava com raiva lia, quando minha mãe brigava comigo eu lia, e em todos os momentos que eu queria sumir, fugir do meu mundinho, não ser a Carol por um tempinho eu me trancava no meu quarto e me perdia nos mundos encantados, onde tudo era mais intenso, e muito mais interessante do que brigar com minha irmã, ou sair com minhas amigas. Ninguém entendia muito bem , nem eu. Mas a vida naquelas páginas era muito melhor, os romances tão lindos, as guerras tão intensas, os 'heróis tão heroicos'. haha

Natal eu queria livros de presente, aniversário livros, amigo secreto livros. E todo mundo já sabia, dê livros pra Carol. E hoje em dia não é diferente, na verdade é multiplicado por mil, e eu não consigo mais ficar sem ler, não consigo não ter um novo romance, uma nova saga, cada personagem deixa sua marca, existem aquelas obras que se tornaram amores pra vida, tem aquelas que me fizeram odiá-las e ama-las ao mesmo tempo, foram muitas lágrimas jorradas, muitas risadas, e muitos suspiros. E pra mim não tem algo mais gratificante do que saber que alguém começou a ler por que eu incentivei, como meu irmão, eu sempre comprava hq pra ele, e recentemente uma amiga no trabalho que NUNCA, sim eu disse NUNCA tinha lido um livro e eu fui lá e emprestei um pra ela, ela amou e esse ano já leu 5 dos meus livros, até comprou alguns Eu fiquei tão orgulhosa 
Na escola eu já escrevi um 'livro' e mandava os capítulos pras meninas por mensagem de texto, na época de 50 tons de cinza. haha E elas adoravam, ficavam me pedindo o próximo capitulo. Eu achava super divertido.

E é isso gente, eu amo ler, por quê eu não sei como é não amar ler, eu vivo e respiro a literatura, eu amo esse mundo e um dia quem sabe eu não crie a minha história. Esse ano já foram 33. Sei que essa postagem pra ser mais aleatória não é possível ,mas eu queria falar disso com vocês. Alguém ai sofre do mesmo mal que eu? haha

VEJA TAMBÉM

26 comentários

  1. Ler é uma maravilha. Quando comecei a ler minha mãe pensava que eu comprava os livros pra enfeitar o quarto, pois ela não entendia a minha paixão pela leitura e eu também devorava o livro em um dia, dai ela pensava que eu não lia nada, até que ela começou a entender que eu realmente gostava e lia e foi me "apoiando" e incentivando a ler. Tento entender como as pessoas não conseguem ler e cara, não consigo kk, é uma coisa tão incrível, nos permite viver coisas fantásticas sem sair do lugar, sou apaixonada.

    Beijos!
    www.memorizeis.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ane me abraça haha minha mãe não levava muito a sério no começo não, mas logo ela viu que era pra valer e comprava livros pra mim sempre. <3

      Excluir
  2. Eu amo ler também, sempre gostei muito de embarcar numa história e esquecer do mundo. Esse gosto foi adquirido desde cedo. Quando eu não sabia ler ainda, minhas irmãs já liam livros para mim. Depois que eu aprendi a ler, lia praticamente um por dia, acho que a moça da biblioteca da minha escola, achava que eu nem lia hahaha. Gostei muito do seu texto.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tento passar isso pro meu irmão, apesar dele gostar mais de jogos, mas eu tenho orgulho de ver que ele em uma caixa especial pra guardar os livros e gibis. Na escola cada aluno tinha uma folha com os livros que pegava a minha dava umas dez kkkk
      Amo gente que compartilha da mesma paixão que eu <3

      Excluir
  3. Oi Carol, gosto muito de postagens assim.
    Sou bastante como você, eu leio por todos os motivos, é tão encantador viver e conhecer outros mundos, outras histórias, acho que os livros nos amadurecem pois nos permitem viver várias vidas.
    Eu comecei a ler por influência dos meus pais e depois virou um vício, ultimamente só tenho a hora do almoço para ler mas ainda assim não deixo de ler.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu adoraria que meus pais fossem meus incentivadores, voce teve muita sorte. Mas sempre é bom tirar um tempinho, eu leio mais no ônibus, 40 minutos indo e 40 voltando do trabalho da pra ler um pouquinho. haha

      Excluir
  4. Adorei seu post e seu blog! Eu não sou tão apaixonada por ler, por que tenho essa dificuldade de concentração coma leitura. Então como, acabei abandonando muitos livros pela metade ao longo da minha vida não posso dizer que sou uma viciada. rs Mas, sou absolutamente encantada pela literatura, por esse mundo das palavras.É o que me faz não desistir de ler, por mais que tenha essa dificuldade de manter o ritmo e acabar abandoando o livro pela metade. Talvez seja uma questão de desencontro, são poucos os livros que eu realmente me encontrei e tive gás e ânimo de ir até o fim. De qualquer forma esse caminho é encantador, vivemos de tudo através da escrita e da leitura. E acabo descobrindo coisas em mim que não saberia se não fosse através deste simples ato de ler, do encontro com o contexto/história/personagem. A cada leitura é um reconhecimento de mim mesma através do encontro com o outro-literário. É isso que mais e fascina!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não vejo problema em deixar livro pela metade, já fiz isso muitas vezes, mais é maravilhoso se identificar com uma história de corpo e alma né? pelo menos voce teve essas sensações maravilhosas!

      Excluir
  5. Te entendo quando as pessoas acham que somos mais inteligentes porque lemos, a coisa não é bem assim, se eu pudesse deixar a escola hoje eu não pensaria duas vezes, como eu odeio TODAS as matérias é incrível, mas sem escola não tem futuro estou aqui sobrevivendo no último ano. Falta pouco!
    Enfim, eu sinto falta de quando eu lia todos os dias assim como você, mas por algum motivo parei de ler como lia antes e confesso que sinto muita saudade da fome que eu tinha dos livros. Esse ano eu encontrei um livro que me envolveu e eu não consegui parar de ler enquanto não terminei que foi o "amanha eu paro!" (indico muito) espero que o gosto pela leitura volto do tamanho que eu tinha antes.

    Beijão!!

    www.meumelhormomento.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk ai a sensação de não precisar estudar mais é tão boa kkk
      mas infelizmente dois anos depois tenho que estudar de novo :(
      Vou ler com certeza, já procurando resenhas aqui. beijos

      Excluir
  6. Ler é uma experiência única e, mesmo que às vezes eu não esteja com tanta vontade assim de abrir um livro, eu ainda amo. Me lembro de quando eu era mais nova e meus pais brigavam comigo por comprarem um livro e já no máximo uns 2 dias depois eu já havia terminado de ler.
    É incrível e também não entendo como alguém não consegue gostar de ler nem um pouquinho, mas tudo bem hahaha

    Beijos,
    ahamare.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Te entendo muito, Cah! Também amo ler e às vezes também não entendo como as pessoas não conseguem amar os livros. Os livros nos levam a lugares incríveis.

    Se possível me passa teu e-mail, quero te propor uma coisa. <3 Se tu ler meu ultimo post tu vai entender (lá no finalzinho do post). ♥

    Blog M E R A K I

    ResponderExcluir
  8. Me identifiquei hahaha amoooo ler! Sempre vou estar compartilhando minhas indicações de livros e fico muito feliz quando dizem que leram algum livro por minha causa. As vezes é difícil entender por que uma pessoa não consegue ler um livro qualquer, né? Ler é tão bom! Meu porto seguro...

    Beijos
    www.enfim-resolvido.com
    @enfimresolvidoblog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não entendo mesmo Laise, mas enquanto uns não leem nós lemos por eles haha

      Excluir
  9. Eu entendo teu sentimento perfeitamente ♥ Ler é como fugir um pouco da realidade e se transportar para um mundo aleatório, né? Eu comecei a ler desde pequena também, tinha costume de pegar livros na biblioteca e reescrevê-los por completo, só para ter a história pra mim rs. A gente acaba não só aprendendo coisas novas como também jeitos diferentes de se comunicar.

    ResponderExcluir
  10. Seu texto me define demais, quando leio, eu esqueço de todos os problemas e preocupações, eu mergulho de cabeça mesmo na história. Fico triste por eu não conseguir ler mais como antigamente, mas mesmo assim ainda compro livros e quando sobra tempo, eu leio. Ainda pretendo voltar com minhas leituras.
    Adorei o texto, beijos! ♥
    http://juniaqueiroz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem épocas que lemos menos mesmo só não pode para de vez ta?rs

      Excluir
  11. Eu gosto de ler, gosto mesmo, mas se perco o hábito, é difícil voltar. E foi o que houve comigo nos últimos meses :( A meta para esse ano estipulada para mim e por mim é de ler pelo menos 10 livros, bem pouco aliás, mas eu queria começar do básico pra voltar ao hábito. Começo do ano eu não parava, terminava um e logo já começava outro, mas não sei o que houve e desde maio não leio nada, seu post me inspirou a tentar voltar ao hábito. Tomara que eu consiga, kk, então, pode se sentir feliz comigo tbm por ter me influenciado de forma positiva em relação a leitura.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aii sério? já estou mega feliz aqui e torcendo pra que voce consiga voltar ao ritmo Leslie <3

      Excluir
  12. Muitas pessoas se espantam com a quantidade de livros que leio e o engraçado é que várias delas associam isso a inteligencia e eu tenho que explicar que não tem nada a ver hahaha
    Ler e viajar por novos universos é algo sensacional mesmo!
    Beijos! ♡
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uma coisa que nunca vou entender Dai haha
      até parece que passamos o dia lendo livros didáticos kk

      Excluir
  13. que linda huahua eu me identifico contigo. Foi minha mãe quem me incentivou desde cedo. Também leio todos os dias, e não consigo parar nunca! Às vezes me esqueço de lanchar, de tão mergulhada que estou na história.
    Qual foi o prêmio, falando nisso?

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir